• Programa de Intercâmbio de Jovens, Rotary International, Distrito 4510, Brasil

HISTÓRICO:

Durante a 22ª Convenção de Viena, realizada em junho de 1931, o evento mais importante foi a Conferência sobre Intercâmbio de Jovens, realizada na tarde do dia 25 pelo Rotariano J.C.Hempel, da Dinamarca, que relatou o esforço desenvolvido em seu país para fomentar intercâmbio de jovens. Mas o Conselho Diretor do RI decidiu que o Programa não deveria ser adotado como atividade oficial. Mesmo assim o interesse pelo intercâmbio se difundiu rapidamente e nos anos seguintes ocorreram intercâmbios com filhos de rotarianos envolvendo Estados Unidos, Canadá e Europa, porém interrompidos pela Segunda Guerra Mundial.


Outra proposta recomendando que o Programa fosse considerado atividade do RI foi apresentada (e retirada) durante a Convenção de Atlantic City em 1936.
O Programa continuou desenvolvendo-se rapidamente chegando, inclusive, à América do Sul em 58/59.


Finalmente na 65ª Convenção de Minneapolis, em 1974, ficou resolvido pelo Conselho de Legislação, através da Resolução 74-60, que o Programa de Intercâmbio Internacional de Jovens fosse reconhecido como uma atividade do Rotary International e que o Conselho Diretor estabelecesse as  diretrizes e os procedimentos a serem realizados, em caráter facultativo, pelos Distritos e Clubes.


No texto em inglês da proposta foi introduzida uma modificação, substituindo-se a palavra Student pela palavra Youth, assegurando assim a expressão Programa de Intercâmbio de Jovens.

 

Obs:  Esta é a síntese do trabalho apresentado pelo Chairman Fernando Reis de Souza, (Rotary Club de Rio de Janeiro, Distrito  457) na reunião do Recife em outubro de 1985, e publicado no Brasil Rotário de Fevereiro 1986.


No ano Rotário 58/59, durante a Conferência Distrital do então Distrito 741 da Pennsylvânia ,o rotariano Les Jordan estabeleceu o intercâmbio de 29 Jovens com clubes de 07 países, inclusive com o Rotary Club de Santa Cruz de La Sierra, na Bolivia.


No Ano Rotário 66/67 o Programa chegou ao Brasil (Belo Horizonte) através do rotariano Rui Pimenta. Em 69/70 chegou à São Paulo pelo Governador Hermenegildo Morbin Jr.


E, no ano rotário 75/76 coube ao Governador  Gumercindo Corrêa de Almeida Moraes Junior (Rotary Club de Dracena) criar o Programa de Intercâmbio Internacional de Jovens no nosso Distrito 451 (hoje 4510). Era Presidente de RI o brasileiro Ernesto Imbassay de Mello (Rotary Club do Rio de Janeiro) e o lema era: Dignificar o Ser Humano.


O Governador Gumercindo designou para Chairman o rotariano  Guimarães, do Rotary Club de Araçatuba e, para vice-Chairman Joamyr Castro, do Rotary Club de Adamantina. No mesmo ano ocorreu o falecimento do Companheiro Guimarães e coube ao vice assumir o cargo de Chairman e coordenar o Programa de setembro de 1976 à junho de 1991.

PARTICIPAÇÕES:
Convenção de RI e Conferência Internacional do YEP em Chicago (1980)
Convenção de RI E Conferência Internacional do YEP em S. Paulo (1981)
Reuniões do YEP em Foz do Iguaçu, Pousada do Rio Quente, Gramado, Recife, Nova Friburgo, São Paulo, Belém.

Joamyr Castro  
Associado do Rotary Club de Adamantina
Classificação: Medicina Cardiologia

 

ORIENTADORES: 

Governador Sebastião de Oliveira – Chairman do distrito 4310 (Piracicaba )
Governador Alberto de Luca – Chairman do Distrito 4540  (Araraquara ) e 
Chairman da Conferência Internacional do YEP durante a Convenção de Tokio em 1978.